Impermeabilização do solo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL MANOEL MÁRCIO DIAS
Impermeabilização do Solo
DRENAGEM URBANA
Petrópolis
2013
Manoel Márcio Dias
impermeabilização do solo
DRENAGEM URBANA
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ecologia aplicada e gestão da biodiversidade].
Petrópolis
2013
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho falare de Impermeabilização do solo que significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Isto acontece principalmente nas cidades. Quando asfaltamos, calçamos a ruas, construímos casas e edifícios e cimentamos nossos quintais, estamos produzindo uma capa sobre o solo. Desta forma estamos impedinco que a água seja absorvida.
Nás áreas urbanas, como a água das chuvas não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é muitas vezes insuficiente ou está obstruída (pelo lixo que jogamos no chão, nos rios,...), quando ocorre chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e se acumulando nas partes mais baixas, até encontrar terrenos permeáveis. Quando não os enc9ontra acontecem as inundações e enchentes.
Quando as várzeas dos rios também estão impermeabilizadas, as águas acabam chegando à calha dos rios. Se o volume de água que chega ao rio é superior ao da sua capacidade natural de escoamento, pode ocorrer inundações de áreas próximas como a que aconteceu na Rua do Imperador, em Petrópolis, em março de 2013.
2. DRENAGEM URBANA
A maioria dos problemas ambientais que o mund9o enfrenta hoje está localizado nas grandes cidades, principalmente nos países subdesenvolvidos.
No Brasil, algumas das cidades mais afetadas são Rio de Janeiro e região serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova