Impermeabilizantes
Marina Martins Luiz
IMPERMEABILIZANTES
Trabalho apresentado à disciplina de
Materiais de Construção I do
Curso de Engenharia Civil
Professora Lucimara Schambeck Andrade
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Tubarão, 2012.
1. INTRODUÇÃO
A impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluídos e vapores, podendo contê-los ou dirigi-los para o local que se deseja. Além disto, visa em proteger as construções garantindo a funcionalidade sem maiores preocupações. A importância da impermeabilização está relacionada à funcionalidade da edificação, já que seu objetivo é proteger a edificação da ação da água e diversos problemas patológicos que poderão ocorrer com a infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros componentes agressivos advindos da atmosfera, tais como gases poluentes, ozônio e a chuva ácida. Quando não é devidamente analisada, a infiltração de água pode acarretar uma série de falhas no desempenho dos edifícios, como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, entre outros, o que gera altos custas de manutenção e recuperação das obras civis. No presente trabalho, será explanado sobre os sistemas impermeabilizantes, bem como suas propriedades e utilização, enfatizando, ainda a importância desses sistemas para a área da engenharia civil.
2. RESUMO HISTÓRICO
2.1. Impermeabilizantes
Desde muito tempo procuram-se soluções a fim de proteger a vida útil das construções, no constante trabalho de resistir as infiltrações, ou seja, de proteger-se contra as intempéries: vento, neve, sol e chuva.
A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso, líquido e sólido) ela tem um grau de