Imperio Songhai
Começando o meu trabalho, sabemos todos que existem outro evarios reinos mas como o nosso tema é O REINO DO SONGAI, começas pela uma breve introdução de como foi ou surgio o reino referido no nosso tema. O Reino Songhai foi profundamente original quanto àorganização política e administrativa. Sua organização foi ainda mais elaborada que a do Império Mali. A forte estruturação do poder, a centralização sistemática e o absolutismo real são característicasque atribuíram uma coloração moderna à monarquia de Gao, distinguindo-a do sistema tradicional de federação de reinos, vigente nos impérios de Gana e do Mali.ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO REINO SONGAI:Economia no reino Songai
Do início do século XV até o final do século XVI, Songai foi um dos maiores impérios africanos da história. Sua economia se destacava na exploração de minas de sal e ouro, canalização do rio Níger, perfuração de poços, agricultura, pesca e pecuária. Por sua localização geográfica no centro de Sahel sudanês, o Império era uma região privilegiada para o comércio trans-saariano, o rio Níger que o atravessava,facilitava as comunicações.
A produção do império era efetivada basicamente em mão de obra escrava ou servil. Os habitantes do país lucravam com um comercio de fios de algodão, que praticavam com os mercadores da Berberia e em troca ganhavam tecido, cobre, e armas.
Para evitar fraudes, os Songais estabeleciam medidas e pesos, sua moeda seria ouro e sal. Aos poucos foram surgindo problemas e injustiças no império Songai, pois para manter toda a estrutura administrativa e cultural, era necessário muito dinheiro. Dessa forma, os impostos do império eram tão altos que só sobrava para os habitantes o necessário para sobreviver. Os agricultores e criadores de animais eram os maiores afetados, sendo consideradas pessoas de uma ignorância total. As riquezas do império Songai, sendo, sobretudo ouro e sal, acabou despertando a ambição de outras soberanias.