Fichamento do livro o Principe
FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA
CURSO DE HISTÓRIA
LUANA DE JESUS ANTUNES DA SILVA
FICHAMENTO: O Príncipe
Lagarto
2013
LUANA DE JESUS ANTUNES DA SILVA
FICHAMENTO: O Príncipe
Trabalho acadêmico requerido pela professora Marta Bomfim, da disciplina de História Moderna, no curso de Historia, da Faculdade José Augusto Vieira.
Marta Bomfim
Lagarto
2013
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução Maria Lucia Cumo. 22ª reimpressão. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro: 2012
Objeto
Politica
Objetivo
Ensinar os príncipes dos mais diversos lugares a governarem seus principados.
Orientar os governadores sobre o que fazer para chegar e como se manter no poder.
Metodologia
O livro foi uma dedicação de Nicolau Maquiavel ao Príncipe de Florença Lorenzo de Médici. A obra é dividida em 26 Capítulos.
Principais
Conceitos
Existem dois tipos de Estado: repúblicas e principados. Os principados podem ser hereditários ou fundados recentemente. O governante chega ao poder pela virtude ou pela fortuna. A dificuldade de manter um Estado novo é maior do que a de manter um Estado hereditário. No Estado hereditário as pessoas já estão acostumadas à família de seu príncipe. É preciso apenas que o príncipe não abandone o modo de governo dos seus antecessores. (MAQUIAVEL, 2012. p.11-13)
Na verdade, o príncipe natural tem menores razões e menos necessidade de ofender: donde se conclui dever ser mais amado e, se não se faz odiar por desbragados vícios, é lógico e natural seja benquisto de todos. E na antigüidade e continuação do exercício do poder, apagam-se as lembranças e as causas das inovações, porque uma mudança sempre deixa lançada a base para a ereção de outra. (MAQUIAVEL, 2012. p.14)
A dificuldade esta no Estado novo, primeiro porque não é totalmente novo, o