imperio brasileiro
As características do período regencial foram de grande estabilização política, no qual se destacou o predomínio do poder dos deputados em detrimento dos senadores. Então a Câmara tornou-se um centro de pressão em favor das mudanças constitucionais
As características do segundo reinado são muitas, como: a Estabilidade Política D. Pedro II em seu governo procurou atender aos interesses dos ricos proprietários rurais que eram membros do Partido Liberal e do Partido Conservador, e a política externa, que o Brasil se lançou na guerra do Paraguai, essa guerra também conhecida como a tríplice aliança, esse nome porque se envolveu três países aliados contra o Paraguai, que eram o Brasil, Argentina, e Uruguai.
Avanços e problemas advindos com a lei Áurea, têm que considerar na abolição da escravatura é o fato de que ela naturalmente apresentou um avanço, mas também ela da forma que foi feita deixou muitos problemas, porque não consideraram a inserção do negro na sociedade brasileira. A crise do império e a derrubada de D. Pedro II tiveram vários fatores que concorreram para a crise do império e no fim para a sua derrubada em 1889, um dos fatores muito discutido era o fim da escravidão, esses eram um dos fatores muitos fiéis ao império, um dos grandes proprietários dos escravos acabou se decepcionando muito com D. Pedro II e sua política de abolição.