Imperialismo
O bener, também denominado de Dermatobiose, é uma infecção causada pela larva da mosca dermatóbia huminis, conhecida no Brasil pelo nome de ``mosca`` varejeira, ela desenvolve-se no tecido subcutâneo de diversos animais, principalmente nos bovinos, e também de humanos.
Esta mosca possui um hábito distinto de outras, pois ela necessita de outro inseto, que geralmente é também outra espécie de mosca, para levar os seus ovos até a um hospedeiro.
A primeira fase acontece entre os animais e os insetos que carregam seus ovos, sendo observado em grande número de animais parasita; a segunda fase ocorre em áreas de bosque que possui animais domésticos por perto, onde o número de animais infestados e o grau de infestação são baixos.
Quando o vetor deposita os seus ovos na pelagem do animal, as larvas saem do ovo caminham entre os pêlos, até atingirem a pele, perfurando –a e em seguida, penetrando-a. Após uma semana a larva já aumentou em oito vezes o seu tamanho, podendo permanecer por mais de quarenta dias na pele do animal hospedeiro.
Crescendo de forma contínua. O orifício por onde houve a penetração da larva continua aberto, para que a larva respire.
Os pequenos espinhos que recobre o corpo da larva causam incômodo e dor no hospedeiro, quando o bener se movimenta-se.
A remoção da larva deve ser feita por profissionais especializados, no caso de animais, um veterinário, espremendo de modo correto para forçá-lo a sair, dependendo de sua localização pode ser necessário que se faça à aplicação de sedativos nos animais para que estes possam suportar a dor.
O correto é a realização do controle da demartóbia-huminis, feito quase que exclusivamente através de produtos químicos, este controle reduz os prejuízos na produção, os produtos químicos é aplicado no dorso do