Imperialismo
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
É, sobretudo, aceito que o colonialismo moderno é uma expressão do imperialismo e que não pode existir sem o segundo. A medida em que o imperialismo "informal", sem colônias formais está devidamente descrito, como tal, continua a ser um tema controverso entre os historiadores.2
A palavra imperialismo tornou-se comum no Reino Unido na década de 1870 e foi usado com uma conotação negativa.3 Na Grã-Bretanha, a palavra até então tinha sido principalmente usada para se referir à política de Napoleão III de obtenção de opinião pública favorável na França através de intervenções militares fora do país.3
Índice
1 O conceito de imperialismo moderno
2 Liberalismo e imperialismo
3 O Imperialismo do Século XIX
4 Alguns exemplos do Imperialismo Britânico
4.1 África do Sul, Guerra dos Bôeres
4.2 Índia, Revolta dos Cipaios, Gandhi e Imperialismo Britânico
5 A Conquista do Sudeste Asiático e o Império Japonês
6 Ver também
7 Referências
8 Bibliografia
8.1 Fontes primárias
9 Ligações externas
O conceito de imperialismo moderno
No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produção, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas.
A concepção de neo-imperialismo foi realizada por