imperialismo na india e china
Itália: a unificação da Itália ocorreu de forma tardia e retardou o desenvolvimento da economia capitalista no país, além disso desencadeou alguns fatos, entre eles :
- A permanência da economia agrária no sul.
- Norte acabou evoluindo de forma lenta o seu processo industrial.
- Questão Romana: após a anexação de Roma, fim de relações políticas e diplomáticas entre a Igreja e o Estado.
- Tratado de Latrão: em 1929 Mussolini concluirá com o Papa Pio XI este tratado, pelo qual o governo Fascista indenizava a Igreja pelos prejuízos sofridos com a perda de Roma e concedia-lhe a soberania sobre a praça de São Pedro. Surge o atual Estado do Vaticano.
Alemanha: Alemanha estava sob o domínio austríaco,o processo de unificação alemã foi iniciativa do Reino da Prússia. Esse processo fez com que a economia capitalista se desenvolve – se de forma tardia no país gerando fatos como:
-Confederação Germânica: 38 Estados Alemães, presidida pela Áustria.
-Zollverein = união aduaneira dos Estados Alemães presidida pela Prússia.
-A divisão feita pelos estados retardava o desenvolvimento capitalista.
A expansão capitalista só iria realizar com a unificação política e com a criação de um império alemão.
O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias europeias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observamos uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.