trabalho
Neste trabalho apresentaremos uma pesquisa sobre o Imperialismo. Prática através da qual, nações poderosas procura ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Vamos identificar os países que fizeram parte dessa política de expansão e domínio territorial, bem como as revoltas ocorridas durante esse período.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.
O imperialismo ataca o mundo
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Vladimir Lênin, autor do livro O imperialismo: fase superior do capitalismo, considerava o imperialismo um estagio avançado do capitalismo, organizado em grandes monopólios. Sua sobrevivência dependia da expansão para outros territórios fora da Europa, para exportações de capitais.
No inicio do século XIX, a política de domínio inglês tomou uma forma mais agressiva. Em 1813, a coroa inglesa aboliu o monopólio que a companhia possuía nas Índias, e um numero cada vez maior de negociantes teve acesso à região. Com o apoio da Coroa e do exercito, os britânicos derrotaram os ainda livres Estados da Índia Central, que acabaram por sucumbir. O período da conquista européia na Ásia começa por volta de 1500 e continua até a metade do século 20 .
Na ultima década do século XIX, grande parte da América era formada por um conjunto de estados independentes, quase todos com regimes republicanos. Em fins do século XIX, graças ao rápido processo de