Imperfeiçoes em materiais polimericos
A palavra polímero é originada do grego, cujo significado é ’’muitas partes’’o termo “plástico” é utilizado para designar os materiais poliméricos. Os polímeros são capazes de adquirirem condições plásticas por ação de calor e pressão. Todos os materiais apresentam um grande número de defeitos e imperfeições em suas estruturas cristalinas. As imperfeições ou defeitos cristalinos são classificados em três classes:
Imperfeições de ponto
Imperfeições de linha
Imperfeições de superfície
Imperfeições de ponto (defeitos pontuais)
LACUNAS:O defeito pontual mais simples é a lacuna (do inglês: vacancy), ou seja a ausência de um átomo em uma posição atômica originalmente ocupada por um átomo. As lacunas constituem o ÚNICO tipo de defeito que está em equilíbrio com o cristal.
AUTO-INTERSTICIAL :É um átomo do cristal posicionado em um sítio intersticial, que em circunstâncias normais estaria vago.
Figura 6 – Defeito Pontual Lacuna
Fonte: Ebah – Site de Pesquisas
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUBUAB/apostila-ciencia-dos-materiais
SUBSTITUCIONAIS: Na qual os átomos de soluto estão alocados em posições atômicas originalmente pertencentes ao átomo de solvente INTERSTICIAIS: Na qual os átomos de soluto estão posicionados nos interstícios das células cristalinas do solvente.
Figura 7 – Defeitos Pontuais Intersticiais
Fonte: Ebah – Site de Pesquisas
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUBUAB/apostila-ciencia-dos-materiais
Imperfeições de linha - discordâncias
Uma discordância é um defeito cristalino linear, no qual diversos átomos estão desalinhados e consequentemente provocam uma distorção na estrutura cristalina Toda a teoria de deformação e endurecimento de metais é fundamentada na movimentação de discordâncias.
DISCORDÂNCIA EM CUNHA: Características principais: Pode ser entendida como um plano extra de átomos no reticulado que provoca uma imperfeição linear Vetor de Burgues