Materiais Dielétricos
SUMÁRIO
Introdução 3
Materiais Dielétricos 4
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Os materiais dielétricos recebem esse nome por atuarem como materiais de isolamento elétrico (que fazem oposição à passagem da corrente elétrica). Estes matérias podem ser cerâmicos ou poliméricos, dependendo da sua aplicação.
Neste trabalho apresento um pouco mais sobre a caracterização destes materiais e suas aplicações cotidianas.
Materiais Dielétricos
Os materiais que atuam como isolantes elétricos são também conhecidos como materiais dielétricos. Trata-se de matérias que oferecem uma oposição à passagem de correntes elétricas. Ao contrário do que ocorre com os materiais condutores e semicondutores, nos materiais isolantes, podemos considerar que os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos, não possuem elétrons livres, fazendo com que dessa forma não aconteça a passagem de corrente elétrica através desses materiais. A conseqüência é a formação de dipolos elétricos. Portanto, quando um isolante é submetido a um campo elétrico ele sofre polarização.
Como principais materiais dielétricos, podemos citar a borracha, as resinas e o plástico, que entram na classe dos materiais poliméricos; a porcelana e o vidro, que pertencem aos materiais cerâmicos; e a madeira, que é um material compósito natural.
Estes matérias não são isolantes perfeitos, eles apresentam uma reduzida condutividade, tão pequena que na maioria das vezes pode ser desprezada, quando o material é usado dentro dos limites a que se destina. O comportamento da condutividade nos dielétricos é variável. .Os seguintes fatores exercem influencia significativa na condutividade destes materiais: As impurezas contidas no material e imperfeições estruturais; As condições térmicas a que está submetido o material; A natureza do campo elétrico aplicado; Umidade; Estado da superfície do dielétrico.
Os materiais dielétricos