História da Mídia Digital (1969 – 2005)
1969
Governo dos Estados Unidos cria a Arpanet, uma rede experimental com quatro computadores. Eles operam em Stanford, Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla), UC Santa Barbara e Universidade de Utah. Os primeiros testes foram realizados em Ucla em setembro de 1969. Em outubro daquele ano, a Segunda Arpanet é conectada em Stanford. As universidades Santa Barbara e Utah entram na rede em novembro e dezembro do mesmo ano, respectivamente. A Arpanet mais tarde se transforma na Internet, a rede mundial de computadores.
A companhia Bolt, Beranek e Newman (BBN) modificam os computadores Honeywell que processam mensagem de interface (Interface Message Processor – IMPs) para a rede Arpanet.
A BBC começa a testar um novo formato de mídia interativa: o videotexto. Esse sistema transmite textos e gráficos pelo computador.
The New York Times cria o InfoBank, um serviço de informações com artigos do jornal e passa a oferecer conteúdo do InfoBank por meio de um sistema de dados chamado Biennial Reporting System (BRS).
1970
O nome para a rede de computadores da Arpanet vem de Darpa, a Agência de Projeto de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que licenciou a rede mundial de computadores.
Desenvolvido o primeiro sistema de rede sem fio de computadores: o Alohanet. A idéia é de Norm Abramson na Universidade do Havaí. O Alohanet é um sistema de rede baseado em rádio.
A IBM anuncia sua nova série de computadores System/370. Essas novas máquinas dão suporte para compartilhar tempo e computação on-line. A IBM controla cerca de três quartos do mercado mundial de computadores de grande porte.
A Associated Press (AP) transmite notícias por meio de um computador. Em 8 de novembro, cópias de notícias são enviadas de um terminal de computador no escritório da AP, em Columbia (Carolina do Sul), para um computador em Atlanta. Esse é o primeiro registro do uso de um computador para escrita, edição e