Impairment
João Monlevade
2014
Introdução
Definição e avaliação de estoque
O termo "estoque" significa "conjunto", agrupamento de todos os itens materiais de propriedade da empresa. A capacidade de uma empresa ou sua produção pode ser medida pela capacidade de seus estoques. A partir da análise destes estoques, pode-se descobrir se uma empresa está com LUCRO ou PREJUÌZO. A avaliação de estoques é uma das primeiras aplicações gerenciais da Contabilidade de custos. O custo das mercadorias estocadas é determinado com base no valor de aquisição constante nas Notas fiscais de compra, mais as despesas acessórias e dos imposto, taxas e contribuições, etc.
Já que as empresas podem adquirir os mesmos tipos de mercadoria, em datas diferentes e pagando por eles preços variados, para se determinar o custo tanto das mercadorias estocadas assim como das que foram vendidas, é preciso se adotar alguns critérios específicos.
Avaliação de Estoque pelo método UEPS
O UEPS (Último que entra, primeiro que sai) também é conhecido como LIFO que em inglês significa last-in first-out.
O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (primeiras a sair).
Acontece que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saída) tende a se refletir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Permitindo-se que assim, haja redução dos lucros líquidos expostos. Este método não é aceito pela Receita Federal, pois apresenta um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação.
Nesse método o custo do item é "empilhado" de modo que o último custo fica no "topo" da pilha e portanto é o primeiro a sair. Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas.
Segue-se que, de