Relatorio Adeus Lênin
São muçulmanos ortodoxos, que vivem em vilas onde praticam a agricultura e a pastorícia, e fabricam tapetes a partir de produtos de origem animal. A sua língua é o curdo.
Durante a sua História foram alvo de inúmeras invasões.
Num acordo celebrado entre os turcos e os Aliados nos anos vinte, foi-lhes prometida a concessão de um Estado independente, o que nunca veio a acontecer.
Nos nossos dias muitos curdos vivem na Turquia, no Irão, no Iraque, na Síria e na ex-União Soviética.
Hoje estes curdos vivem em campos de refugiados tutelados pelos serviços das Nações Unidas, continuando a saga de um povo à procura de terra.
Questao basca
A questão basca, é um conflito territorial e étnico.
O povo basco teria ocupado a região da Península Ibérica por volta de 2000 a.C. tendo resistido durante séculos a invasões e à dominação por outros reinos, inclusive os romanos. Sua cultura resistiu ao tempo e às conquistas, se tornando, a língua basca, a língua mais antiga falada atualmente na Europa.
A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida .Ao invés de serem incorporados e suplantados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa.
Outro ponto interessante é o apoio que a luta armada do grupo guerrilheiro ETA tem da população basca.
O ETA surgiu em 1959 como um movimento socialista fundado através da união de diversos grupos políticos que atuavam na região.
Mas, com o final da ditadura de Franco em 1975 e os direitos cedidos pela Constituição de 1978 que defende o respeito pela diversidade cultural e lingüística, o ETA perdeu apoio da populaçao basca.
Desta forma, em março de 2006 o ETA declara uma trégua que durou apenas 14 meses.