Relatório filme Adeus Lenin
O filme passa na Alemanha na época em que havia a divisão do muro de Berlim, que dividia a Alemanha Socialista e Alemanha Capitalista.
Esse file retrata a Alemanha Ocidental no período Socialista.
Relata a história de uma mulher com uma personalidade socialista que ao ver seu filho (Alex) numa passeata de protesto sofre um enfarto e entra em coma.
Enquanto ela estava em coma,ocorreram várias mudanças na Alemanha. Houve a queda do muro de Berlim que separou a Alemanha durante anos.
A Alemanha se unificou prevalecendo o capitalismo e com isso o comércio se expandiu, surgindo novos empregos e novos costumes.
Depois de 8 meses a mãe de Alex acorda do coma e o médico avisa que ela não pode sofrer fortes emoções, podendo ocorrer outro infarto e ser fatal.
Assim Alex constrói um cenário escondendo todas as evidencias do capitalismo para que sua mãe não saiba o que acontece na Alemanha atual.
Então Alex redecora seu apartamento, muda embalagens de produtos, pede para que os amigos mintam para sua mãe, e com a ajuda de um outro amigo consegue fazer programas fictícios de TV socialista, tudo para que sua mãe não descubra que o socialismo foi vencido pelo capitalismo. Como se ela ainda vivesse num país socialista.
No final do filme a mãe dele sofre outro infarto, pois vai percebendo que o mundo não é mais o mesmo e morre.
Através desse filme podemos perceber nitidamente a brusca mudança de um país socialista se transformando num país capitalista, mudando todos os aspectos social, econômicos, políticos e familiares.