impactos estratégicos da internet no varejo- estudo de caso BJ Santos
INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, surgiram novas tecnologias e novas aplicações, para atender as necessidades de um novo ambiente. O comércio eletrônico já é considerado uma realidade nos vários setores da economia, tanto em nível nacional como internacional. Este novo ambiente promete novas e revolucionárias oportunidades e representa grandes riscos para as organizações.
A influência da Internet no meio varejista é uma realidade. Muitas empresas investiram rapidamente nas vantagens da Internet, adequando suas operações e modelos empresariais ao comércio eletrônico – e-commerce. A empresa Bj Santos passou por este processo recentemente e ainda está se adequando, afinal é necessário uma capacidade elevada de adaptação e resposta às mudanças ocorridas.
JUSTIFICATIVA
O tema selecionado para o projeto justifica-se pela relevância deste assunto para organização neste momento pós-implantação do e-commerce, assim como na realidade do varejo atual com a expansão do comércio eletrônico e suas consequências positivas e negativas (ameaças, fraquezas, oportunidades e dificuldades).
REFERENCIAL TEÓRICO
O comercio eletrônico não é algo novo, tem suas origens por volta da década de 70, mas somente com inicio de fase comercial na internet nos anos 90 e desde então vem expandindo e conquistando espaço também no meio varejista (ALBERTIN, 1999).
Há várias definições para e-commerce, Albertin (1999) definiu Comércio Eletrônico como a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, através da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo os objetivos de negócio. Numa definição mais sucinta e-commerce é a capacidade de realizar transações envolvendo a troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes utilizando