Impactos Ambietais
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Instituto Superior de Educação e Pesquisa – INESP
Trabalho Integralizador Multidisciplinar de Impactos Ambientais
Bruno Pereira
Caio Rios
Evandro Rocha
Edivaldo Rocha
Júlio César
Jonathan Trindade
Leandro Bessa
Thales Pimenta
Valquir Antônio
DIVINÓPOLIS
NOVEMBRO/2013
TRABALHO INTEGRALIZADOR MULTIDISCIPINAR
Trabalho apresentado ao professor
Clécio, responsável pela disciplina de Impactos Ambientais , do 8º Período de Engenharia Civil, para obtenção parcial de crédito.
DIVINÓPOLIS
2013
INTRODUÇÃO
Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente. A medição do impacto ambiental não pode ser feita de forma precisa porque o meio ambiente é um sistema complexo. É possível fazer algumas estimativas, através do EIA (estudo de impacto ambiental) e RIMA (relatório de impacto ao meio ambiente). O impacto ambiental é uma conseqüência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente.
Impacto Ambiental Positivo Um impacto ambiental positivo consiste no resultado de uma norma ou medida que seja benéfica para o meio ambiente. A recuperação de rios e matas tem um impacto ambiental positivo. A construção de uma barragem pode também ter um impacto positivo na fauna e flora de uma determinada região.
Os impactos ambientais podem ser classificados como:
• Quanto ao tipo: positivo (benéfico) ou negativo (adverso).
• Quanto ao modo: direto ou indireto.
• Quanto à magnitude: de pequena, média ou grande intensidade.
•