Impacto Ambietal da Arquitetura
GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
CAROLINA GALANT
FERNANDA CHALRÉO
POLIANNA SILVA
ESTUDOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS:
IMPACTOS AMBIENTAIS – HIDROELÉTRICA DE ITAIPU/PR
Niterói
2014
CAROLINA GALANT
FERNANDA CHALRÉO
POLIANNA SILVA
ESTUDOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS
IMPACTOS AMBIENTAIS – HIDROELÉTRICA DE ITAIPU/PR
.
Trabalho apresentado à disciplina de
Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais, como avaliação.
Professor: Flávio de Araújo
Niterói
2014
INTRODUÇÃO
A maioria das grandes obras que causam, mesmo que pequena modificação no meio ambiente gera uma longa discussão dos seus efeitos e conseqüências ecológicas. E essas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
IMPACTOS AMBIENTAIS
O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, que surgiu no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Conforme ia aprendendo a cultivar seus alimentos, criar animais, derrubando árvores para o gado pastar, além de utilizar a madeira derrubada para construir abrigos , o impacto ambiental ia crescendo gradativamente.
O homem continuou evoluindo e podemos observar no dia-a-dia que, toda nova construção continua trazendo consigo um impacto, sendo ele: Social, Econômico e Ambiental (tema central do trabalho em questão). O impacto Ambiental começa em paralelo a execução do projeto, principalmente os ambientais. Desde o início de uma obra, com a geração de resíduos provenientes do canteiro de obras, vemos uma queda na qualidade do ar, solo, clima e outros aspectos do local. Já com a conclusão da obra podemos observar os impactos que modificarão permanentemente esse local, como por