capitação e aproveitamento de agua de chuva
CAMPUS SANTO AMARO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NÃO POTÁVEL E REUTILIZAÇÃO
GILMAR TADEU PEREIRA
SILAS RAFAEL
SÃO PAULO
2012
GILMAR TADEU PEREIRA
SILAS RAFAEL
CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NÃO POTÁVEL E REUTILIZAÇÃO
Monografia apresentada ao curso de Engenharia Civil da Universidade Nove de Julho, campus Santo Amaro, como requisito para obtenção do titulo de Engenheiro Civil.
Orientador Profº M. SC. Luis Palini Junior.
SÃO PAULO
2012
Gilmar Tadeu Pereira
Silas Rafael
CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NÃO POTÁVEL E REUTILIZAÇÃO
Dissertação apresentada ao Curso de Engenharia civil Universidade Nove de Julho de São Paulo, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação de Engenheiro Civil.
São Paulo, 30 de Novembro de 2012
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o consumo de água em condomínios verticais, a fim de verificar a possibilidade de aproveitar e armazenar água de chuva para suprir as necessidades não potáveis. Para diagnóstico mais sucinto foi necessário caracterizar as demandas de água de consumo no condomínio vertical e quantificar os usos de água através de estudo de caso no condomínio Celebration Jardim, situado no bairro do Jardim, Santo André – SP. Foi verificada a quantidade de chuva através de dados coletados por centros metrológicos. Para assim estudar a viabilidade de um sistema de captação e aproveitamento da água de chuva em finalidades não potáveis. A análise prova que a implantação do sistema supracitado é uma contribuição à sociedade de forma que minimiza o custo com a empresa de abastecimento de água potável Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico (SEMASA). O projeto, conseqüentemente, esclarece o papel fundamental da água para a sobrevivência dos seres vivos, sabido que a redução de água potável no mundo gera