YVIUBGTEPIMFWOD
355 palavras
2 páginas
1 - A expansão marítima configurou uma nova relação geográfica, política, econômica e social para o mundo. Desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. Avanço técnico na arte náutico aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos-bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas.
Interesses econômicos- a necessidade de ampliar a produção de alimentos, em virtude da retomada do crescimento demográfico; a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas; romper o monopólio exercido pelas cidades italianas no Mediterrâneo ¬que contribuía para o encarecimento das mercadorias vindas do Oriente; tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, encarecendo ainda mais os produtos do Oriente.
Sociais - o enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia mercantil.
Religiosos - a possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.
2 -Martinho Lutero foi o precursor de um movimento religioso que dividiu a Europa no século XVI, movimento que foi chamado de Reforma Protestante.
Comente sobre o que foi a Reforma e qual sua relação coma expansão marítima. foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu. A resposta da Igreja Católica Romana