impactos ambientais
Então vamos falar sobre o Impacto ambiental que é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente. Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos.
Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto. Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente. Mais economia para a instituição
Com a instalação dos painéis solares, a produção de energia da universidade poderá atingir os 200 quilowatts, suficientes para cobrirem os gastos atuais com energia elétrica nas instalações do campus, fornecendo energia, principalmente, para os carros elétricos, para o hospital pediátrico e para serem injetados na rede da companhia de distribuição de energia. Assim, a UFRJ poderá ser sustentável energeticamente e, ainda, funcionar como uma miniabastecedora para outras localidades.
Operacionalização
Para a produção da energia limpa no campus, serão instalados 400 metros quadrados de painéis solares ao todo, localizados nos estacionamentos e em cima do hospital pediátrico. Eles servirão para a produção de energia elétrica, sombra para os carros e aquecimento de água para o hospital.
Para custear o projeto, a universidade contará com o apoio fiscal vindo do governo estadual, que irá retirar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de eletricidade, somando R$ 7