Ética das Emoções e dos desejo
Obstrução do Folículo Piloso
O acúmulo de queratina na camada córnea, que é uma proteína responsável pela proteção do epitélio, formada a partir da maturação de células chamadas queratinócitos, obstruem o orifício folicular, isso ocorre devido a dificuldade da queratina descamar, dificultando a saída do sebo produzido pelas glândulas sebáceas. O aumento contínuo dessa queratina leva à formação dos comedões. O acúmulo dessa queratina é chamado de hiperqueratinização.
Hipersecreção Sebácea
Associada à oclusão do canal folicular, a hipersecreção sebáceas é um fator fundamental da formação da acne, as glândulas sebáceas estão diretamente sob influência dos hormônios. Na puberdade, a ação principalmente dos andrógenos, produzidos pelos ovários, testículos e adrenais, influenciam uma maior produção de sebo que é composto de colesterol, cera, ésteres, esteróides, esqualeno e triglicérides que aprisionados pela hiperqueratinização da camada córnea, ocasionam a formação dos comedões.
Microorganismos
A presença dos microorganismos é determinante para a formação da acne. Essas bactérias, apesar de fazerem parte da flora bacteriana normal, proliferam-se com facilidade em presença de material oleoso, triglicerídeos, hidrolisando e liberando ácidos graxos livres comedogênicos e irritantes. Essa irritação leva à inflamação e ao extravasamento para derme.
A bactéria Propionibacterium acnes ou P. acnes é a mais comum, mas podemos encontrar em menor número o P. parvum.
2) O diagnostico da acne é clinico, portanto cite e explique quais lesões elementares podem se manifestar em um quadro acneico.
Comedão aberto – cravo preto;
Comedão fechado – cravo branco;
Papula/pústula – espinhas;
Cistos infetados ou não.
3) A severidade da acne vulgaris a classificada por tipos clínicos de acne. Cite quais são os tipos de acne vulgaris explicando as manifestações clinicas de diferenciam um grau do outro
• Acne