Impactos ambientais das UHEs
Nome do Estudante:
Título: Impactos Ambientais causados pelas Usinas Hidrelétricas
Professor Orientador:
Início: 16/08/2013 Término: 18/10/2013
Carga Horária: 30 horas
Problema
1 INTRODUÇÃO
A energia elétrica se tornou um bem indispensável no dia a dia das pessoas, que estão consumindo cada vez mais. No Brasil, de acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil possui no total 2.961 empreendimentos em operação, totalizando 124.879.395 kW de potência instalada. Está prevista para os próximos anos uma adição de 37.049.304 kW na capacidade de geração do País, proveniente dos 155 empreendimentos atualmente em construção e mais 541 outorgadas.
Juntamente com a construção de novas usinas, vem a preocupação com o meio ambiente e os impactos causados por cada tipo de usina. Estes impactos estão presentes nas usinas desde o momento da sua construção.
A energia produzida nas usinas hidrelétricas é a responsável por grande parte do abastecimento nacional, e é vista como uma fonte de energia limpa. Para que uma fonte de energia seja considerada limpa, ela precisa ser renovável, ou seja, que seus recursos sejam continuamente colocados em seu estado inicial de forma natural. Além disso, para ser limpa, essa fonte de energia não pode causar impacto ambiental desde sua construção até durante seu funcionamento. Porém, todas as fontes de energia, sejam elas limpas ou não, gastam recursos naturais para serem construídas.
Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas serão: inundação de áreas agricultáveis; perda de vegetação e da fauna terrestres; interferência na migração dos peixes; mudanças hidrológicas a jusante da represa; alterações na fauna do rio; interferências no transporte de sedimentos; aumento da distribuição geográfica de doenças de veiculação hídrica; perdas de heranças históricas e culturais, alterações em atividades econômicas e usos tradicionais da terra; problemas de saúde pública, devido