Impactos Ambientais da Constru o Civil
TRABALHO SOBRE IMPACTOS DAS CONSTRUÇÕES
ALBERTO BACCARIM JUNIOR
UTP
CURITIBA
JUNHO/2010
ALBERTO BACCARIM JUNIOR
TRABALHO SOBRE IMPACTOS DAS CONSTRUÇÕES
Trabalho apresentado ao Professor Adriano Dorigo, disciplina de Conforto Ambiental, turno noturno, do curso de Engenharia Ambiental.
UTP
CURITIBA
JUNHO/2010
SUMÁRIO
1. IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL........................4
2. ZONEAMENTO AMBIENTAL..............................................................7
3. PROPOSTAS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO......................8
4. BIBLIOGRAFIA....................................................................................9
1 - IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
O zoneamento geoambiental tem como objetivo a ordenação territorial do uso dos espaços, segundo suas características bióticas e abióticas (recursos naturais e qualidade ambiental, análise socioeconômica e padrões de uso da terra), porém é imprescindível o conhecimento aprofundado do local selecionado, considerando também o fato de que a sociedade atual está exigindo progressivamente uma melhoria na qualidade de vida, o que estar intimamente relacionada à qualidade do meio.
A década de 80 foi um período de grande desenvolvimento econômico e técnico, foi quando o bem estar material voltou a ser relevante, deixando-se de lado os prejuízos caudados à natureza.
Entretanto, no processo preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, no final dos anos 80, foi colocada em pauta a questão do Desenvolvimento Sustentável, que se contrapunha à tese-chave que imperara até então de que é possível desenvolver sem destruir o meio ambiente.
O documento resultante da RIO 92, a “Agenda 21”, resultou de um despertar sobre uma consciência ambiental, sobre a importância da conservação da natureza para o bem estar e sobrevivência das espécies, inclusive a