RESENHA dardel
Perspectiva, 2011.
A obra de Eric Dardel aborda a história da geografia por uma perspectiva fenomenológica onde o autor procura manter-se focado com a existência, o espaço e com a relação do homem com a terra, essa relação também define-se como a relação entre sociedade e natureza, e demonstra também uma certa preocupação com a questão do ambiente.
Seu livro esta dividido em duas partes, onde na primeira Eric Dardel vai fazer uma discussão acerca do espaço, fazendo definições sobre vários tipos de espaços como o espaço geométrico, espaço geográfico, espaço material, espaço telúrico, espaço aquático, espaço aéreo, espaço construído, aqui ele se destacou também a definição de paisagem, existência e realidade geográfica.
Quando o autor fala de espaço geográfico ele nos situa no século XIX a partir do desenvolvimento da ciência geográfica onde o espírito moderno no ocidente passa a se instaurar, esse mundo ocidental se volta para a Terra e logo o espaço e a matéria.
Com isso o homem desperta-se para uma busca de poder, procurando se instalar nas dimensões do mundo exterior, e ele faz isso através da medição, do calculo e da análise, logo essa geografia universal vai se preocupar em compreender o mundo geograficamente a partir de suas extensões e de suas regiões.
Eric Dardel destaca que antes dessa preocupação do geógrafo com uma ciência exata a história mostra que existe uma vontade audaciosa em conhecer o mundo, uma busca por novos ambientes. Essa relação já demonstra ser uma ligação entre o homem e a terra, e ele chama isso de geograficidade do homem ligada a sua existência e a seu destino.
O espaço geográfico é único, ele tem nome próprio, e é feito de espaços diferenciados, pois verificamos isso a partir dos nomes que são dados a ele, como os nomes de países, cidades, continentes, oceanos e etc.
O espaço geométrico é diferente do espaço geográfico, porque o espaço geográfico é um espaço que não