IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDUSTRIA DE CERÂMICA SALES EM MATO VERDE
A Área de estudo escolhida para o presente texto esta localizada no norte de Minas Gerais na micro região de Serra Geral, Mato Verde tendo uma extensão territorial de 474.32 Km2. Ao noroeste de Mato Verde, situada na Avenida José Alves Miranda no bairro Auto São João esta a Indústria de Cerâmica Sales tendo uma área de aproximadamente 500m2. A Indústria de Cerâmica Sales produz blocos (tijolos) furados de 8 e 9 furos, sua matéria prima é a argila que é extraída da região da Barra localizada entre as cidades de Mao Verde e Catuti. A argila e tirada de propriedades de terceiros.
Indústria de Cerâmica Sales Este texto visa discutir os impactos ambientais provocados pela Indústria de Cerâmica Sales, que vem se expandindo com mais uma opção socioeconômica em Mato Verde criando novas oportunidades de emprego, melhorando a economia da cidade. Nesse sentido, como decorrência de sua dinâmica atual, aumentaram-se os números de empresas, de produção, de comercialização e de geração de empregos, mas também os problemas de ordem socioambientais como os processos erosivos provenientes de empreendimentos modificadores do meio físico. Estudos arqueológicos indicam a ocorrência de utensílios cerâmicos a partir do período Pré-neolítico (25000 a.C.) e de materiais de construção, como tijolos, telhas e blocos, por volta de 5000 a 6000 a.C.
Segundo pesquisa da Faculdade de Tecnologia de Lisboa, peças cerâmicas elaboradas com argila datam de 4000 a.C., elaboradas com formas bem definidas, mas utilizando processo que não contemplava o cozimento das mesmas.
Datam também dessa mesma época os indícios da utilização de tijolos na construção, fabricados na Mesopotâmia. Os primeiros tijolos queimados datam de 3000 a.C., cuja aplicação estava voltada aos revestimentos externos e muros de