Impacto dos canais de distribuiçao
O custeio por absorção, também chamado custeio integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos directos ou indirectos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos directos e indirectos, relacionados à fabricação.
Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos (rateados) para todos os produtos feitos.
A principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são activados nos stocks destes produtos.
1.1 OBJECTIVOS
1.1.1 Objectivo geral
Descrever o conceito de custeio por absorção
1.1.2 Objectivos específicos
Ilustrar o conceito de custeio por absorção
Identificar as principais características do custeio por absorção
1.2 METODOLOGIA
Para o alcance dos objectivos do trabalho, recorreu-se a pesquisa bibliográfica que abrange a leitura, análise e interpretação de livros e artigos publicados e teve por objectivo identificar as várias fontes de informação científica disponível e relacionadas com o tema de critérios de avaliação de materiais.
2. CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).