Administração
PALAVRAS CHAVES : canal do crédito, canal da taxa de juros, impactos diferenciados, transmissão monetária, Economia Regional.
MARCOS ROBERTO VASCONCELOS Prof. Dr. da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Coordenador do Curso de Mestrado em Economia. e-mail: mrvasconcelos@uem.br Endereço: Av. Colombo, 5790, Bloco D34, sala 120 – CEP 87020-900 – Maringá – PR. Fone: (44) 261-4387 – Fax: 267-1197.
MARCOS WAGNER DA FONSECA Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE – Cascavel. Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas – UNIOESTE - Cascavel. Professor da Universidade Paranaense - UNIPAR – Cascavel. e-mail: mwfonseca@unioeste.br Endereço: Rua Universitária, 2069 – CEP 85814-110 – Cascavel – PR. Fone: (45) 220-3145 - Fax: 324-4566
ÁREA I – ECONOMIA REGIONAL
* Este artigo é parte da dissertação de mestrado desenvolvida pelo segundo autor sob a orientação do primeiro no Curso de Mestrado em Economia da Universidade Estadual de Maringá.
2
RESUMO
Este artigo analisa os possíveis impactos potencialmente diferenciados da política monetária sobre as regiões e estados do Brasil. Para tanto, utiliza-se dos canais da taxa de juros e do crédito de transmissão da política monetária, realizando uma análise comparativa por meio das conclusões de CARLINO & DEFINA (1997) sobre os impactos diferenciados da política monetária nos estados e regiões dos EUA. A conclusão deste artigo remete para o fato de que os estados das regiões Norte e Nordeste, por terem maior proporção de pequenas empresas e, ao mesmo tempo, serem atendidas por agências bancárias em menor proporção, tenderiam a sofrer maiores impactos de alterações na taxa de juros e no crédito bancário. PALAVRAS CHAVES: canal do crédito, canal da taxa de juros, impactos diferenciados, transmissão monetária, Economia Regional.
ABSTRACT
This article argue