Impacto do câncer de mama
Impacto do Câncer de Mama na Qualidade de Vida
Artigo submetido em 24/4/07; aceito para publicação em 15/5/08
Impacto do Tratamento de Câncer de Mama na Qualidade de Vida
Breast Cancer Treatment and its Impact on Quality of Life
Renata Cardoso Baracho Lotti1, Alexandre de Almeida Barra2, Rosângela Correa Dias3, Ana Sílvia Diniz Makluf4
Resumo
Frente ao diagnóstico de câncer de mama, a mulher vive momentos de imensa angústia, sofrimento e ansiedade ao associá-lo com a morte. Durante o período do tratamento da doença, são necessárias constantes adaptações devido às perdas e aos sintomas vivenciados pela paciente. Os resultados da qualidade de vida podem ser importantes auxiliadores na prática clínica, além de ajudar o paciente a identificar as necessidades para as adaptações. Dessa forma, esta revisão objetiva investigar o impacto do tratamento de câncer de mama sobre a qualidade de vida.
Muitos são os conflitos encontrados na literatura com relação aos efeitos do tratamento, e vários são os instrumentos utilizados para medir a qualidade de vida, porém, de modo geral, o tratamento para câncer de mama apresenta grande influência negativa na qualidade de vida dessas mulheres. No entanto, diante do real impacto do tratamento para câncer de mama, as mulheres necessitam de informação sobre as conseqüências dos tratamentos, orientação sobre a nova condição e de suporte psicológico durante todo o tratamento.
Palavras-chave: Neoplasias da mama; Qualidade de vida; Resultado de tratamento
1
Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Professora da disciplina de
Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
2
Mestre e Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Médico Mastologista do IPSEMG
3
Professora adjunta do departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e