O impacto do linfedema na qualidade de vida de mulheres pós-câncer de mama
O Impacto do Linfedema na Qualidade de Vida de Mulheres Pós-Câncer da Mama
Erica Cristiane Mengato
Artigo entregue à Faculdade de Ciências da Saúde em São Paulo, para conclusão do curso de pós-graduação em Fisioterapia em
Oncologia.
São Paulo 2011
2
O Impacto do Linfedema na Qualidade de Vida de Mulheres Pós-Câncer da Mama
Mengato EC1
Resumo O diagnóstico de Câncer da mama gera na mulher momentos de intensa preocupação, angústia, sofrimento e ansiedade ao associá-lo com a morte. O seu tratamento causa alterações físicas, sociais e emocionais o que requer constantes adaptações devido às perdas e aos sintomas vivenciados pelas mulheres. O linfedema é uma complicação do tratamento de câncer da mama que pode levar as limitações físicas, funcionais, psicológicas e sociais gerando um grande impacto na qualidade de vida dessas mulheres. Esse impacto pode ser mensurado através de escalas de qualidade de vida. Neste trabalho, é apresentada uma revisão da literatura sobre qual o impacto do aparecimento do linfedema na qualidade de vida das mulheres pós-câncer da mama e quais os instrumentos disponíveis para avaliar essa qualidade de vida. A maioria dos trabalhos analisados foi realizada em países de língua inglesa, utilizaram metodologia quantitativa e não estabeleceram consenso sobre qual o melhor instrumento para medir a qualidade de vida. No entanto, esses indicadores de qualidade de vida, poderão auxiliar na prática clínica, nortear estratégias de intervenção terapêutica, avaliar o sucesso da intervenção após cirurgia e tratamento oncológico, além de criar parâmetros para definição de ações no sentido de promoção de saúde individual ou coletiva.
Palavras chaves: Câncer da Mama, Linfedema, Qualidade de Vida
1.
Fisioterapeuta. Universidade UNINOVE. Endereço para correspondência: Erica Cristiane Mengato. Rua Rio Doce, nº 127 - Bairro Vila Gustavo - (SP) Brasil - CEP: 02250-000. E-mail: