impacto ambiental
Uma usina hidroelétrica tem por finalidade de sua produção de energia o potencial hidráulico existente do rio, obtendo o aproveitamento da circulação da água que é represada nas barragens com suas turbinas, assim gerando a energia.
Não é necessária a utilização de combustíveis para o funcionamento de uma hidroelétrica, usando como energia renovável. Com poucas pessoas na manutenção do funcionamento e com custos operacionais baixos, pode-se parar e reiniciar o processo sem o consumo de muito tempo. Por não haver a queima de nenhum combustível, não se cria qualquer poluição com gases perigosos à atmosfera.
Podendo ser utilizada para a irrigação de lavouras e melhorando a produção agrícola, uma hidroelétrica tem algumas vantagens a serem destacadas. Em contra partida se ocorre grandes inundações em áreas ao seu redor em acidentes e na sua construção, o que pode destruir florestas e deslocar populações para outros lugares.
O grande impacto ambiental causado na construção de uma hidroelétrica faz com que as empresas envolvidas assinem um termo de comprometimento de conscientização ecológica com os sistemas ambientais para repor à natureza o que foi retirado e destruído.
Dentro deste assunto, como gerar energia sem causar um grande impacto ambiental, sem desmatar para construir?
2. OBJETIVOS:
2.1. OBJETIVO GERAL
Demonstrar possíveis meios de minimizar os impactos negativos causados por uma hidrelétrica para a geração de energia
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar o projeto de desvio do rio São Francisco para o Nordeste;
Verificar o possível desvio do rio Amazonas para abastecimento da região;
Planejar construções de hidroelétricas nos caminhos aos quais os rios vão passar;
Demonstrar a distribuição da energia gerada com foco na região aumentando a produção;
3. JUSTIFICATIVA
A importância deste projeto é que a produção de energia é necessária à sociedade, porém a principal fonte dessa energia esta ficando