impacto ambiental no igarapé do espirito santo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-CAMPUS COARI
ABIGOBALDO DA SILVA QUATRO
BRAMA SKOL DE SOUZA AGUARDENTE
CARLOS CAMARÃO DE ÁGUA DOCE
(Título)
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO CURSO MÉDIO DO IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO
Coari, AM
2014
ABIGOBALDO DA SILVA QUATRO
BRAMA SKOL DE SOUZA AGUARDENTE
CARLOS CAMARÃO DE ÁGUA DOCE
(Título)
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO CURSO MÉDIO DO IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Coari, como requisito da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, da Turma SADMI_31N.
Orientador: Prof. MSc. José Roselito Carmelo da Silva
Coari, AM
2014
TEMA
Objetiva-se com o projeto de pesquisa introduzir a Educação Ambiental aos moradores residentes nas margens do curso médio do Igarapé do Espírito Santo, com vista à melhoria da qualidade socioambiental visando à gestão participativa da comunidade envolvida e a disseminação das informações dos conhecimentos adquiridos.
Para o cidadão ter uma vida saudável, ele precisa viver em um meio ambiente equilibrado, de forma que os impactos das transformações não comprometam a qualidade socioambiental. Para que isso aconteça, BOTELHO (2004) nos diz que ele precisa não só conhecer o sentido da preservação e conservação dos recursos disponíveis no ambiente, mas tornar em sua vida uma prática constante e permanente da necessidade da manutenção como fonte vital para sua própria existência, já que natureza e homem não estão dissociados, e o que acontecer no primeiro reflete sobre o segundo.
A cidade independente de sua dimensão espacial na medida em que consome espaço segundo Cunha (2009) é necessário ultrapassar limites impostos pela natureza, canalizar rios ou aterrar pequenos cursos d’água e