Projeto prosamim
*Assistente Social,Subcoordenadora Setorial de Projetos Sociais da UGPI, Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais .
1- Descrição do Programa
O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - PROSAMIM é objeto de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, com o Governo brasileiro, esse foi implantado, no Estado do Amazonas na cidade de Manaus, situada à margem esquerda do rio Negro.
Manaus passou por um processo de crescimento rápido e desordenado. Sua população quintuplicou entre 1970 e 2003, passando de 300.000 habitantes a pouco mais de 1,5 milhões, um ritmo muito mais intenso do que o de crescimento do resto das cidades do país no mesmo período. Este crescimento acompanhou o desenvolvimento das atividades produtivas e comerciais vinculadas à instalação da Zona Franca de Manaus e ao desenvolvimento dos serviços públicos e atividades governamentais. Foi o resultado de processos migratórios internos e de outras regiões do país, particularmente do Nordeste e do crescimento vegetativo da cidade. Embora os aspectos étnicos estejam difusos nas populações da região, não se conhece nenhuma comunidade indígena que viva nas áreas de intervenção do PROSAMIM. A cidade de Manaus concentra mais da metade da população do Estado e gera cerca de 90% do Produto Interno Bruto - PIB.
Manaus é entrecortada por várias bacias hidrográficas, sendo as principais dos igarapés[1]: São Raimundo e Quarenta. Nessa última, a mais densamente povoada, vivem cerca de 580.000 habitantes ocupando a área mais antiga e central da cidade.
O Prosamim que visa a requalificação ambiental e urbanística das áreas de intervenção tem a sua estratégia alicerçada em quatro pilares, dois deles de caráter corretivo e os outros dois de caráter preventivo: 1) as obras de macro e micro drenagem para regular o