Impacto ambiental da atividade econômica regional
Trabalho apresentado ao Curso de gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentavel; Sistemas de Gestão Ambiental; Auditoria de Certificação Ambiental e Economia e Responsabilidade Socioambiental.
Prof. Leliana Aparecida Casagrande Luiz; Rosimeri Midori Zuzuki Lima; Jamile Ruthes Bernardes e Tiago Augusto Domingos .
Chapecó – SC
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SUINOCULTURA E IMPACTO AMBIENTAL 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERENCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos observar, o impacto ambiental da atividade agropecuária no oeste catarinense.
O Oeste catarinense como vimos no trabalho anterior exerce vários tipos de atividades dentro da agropecuária, como criação de aves de corte, bovino leiteiro e de corte, mas principalmente na criação e produção suinícola. Responderemos a seguir alguns questionamentos sobre o resíduo produzido pela atividade suinícola, qual o impacto causado sobre meio ambiente, que tipo de destinação os produtores suinícolas estão dando aos dejetos produzidos por todo este sistema, se há algum tratamento sobre estes efluentes e a quantidade produzida. Também verificaremos se a atividade suinícola gera outros tipos de impactos ambiemtais, além da poluição hidrica e do solo.
Entretanto, iremos vizualizar quais atitudes, que podem ser tomadas para minimizar o impacto ambiental, devido a criação de porcos e consecutivamente a produção de dejetos, além de, mostrar a possibilidade de agregar renda para as famílias rurais através desses insumos.
2 SUINOCULTURA E IMPACTO AMBIENTAL
Como já se sabe o Estado de Santa Catarina é distribuido em pequenas propriedades, e em sua maioria os pequenos agricultores que trabalham em regime familiar, onde suas rendas giram em torno da da agropecuária,