Lupus
Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema. Embora a causa do LES não seja conhecida, acredita-se que é necessário que envolva simultaneamente fatores genéticos e hormonais estimulados por fatores ambientais para o desencadeamento desta doença.
Sintomas
* Febre, fadiga, perda de peso; * Artrite; * Lesões de pele, geralmente em áreas expostas ao sol, couro cabeludo, orelhas, face. Podem ser manchas, bolhas, feridas e etc; * Lesões em mucosas, principalmente oral, como ferida semelhante a aftas; * Sangramentos na gengiva, hematomas espontâneos; * Dor muscular; * Rachaduras na pele; * Anemia; * Problemas de raciocínio e memória; * Problemas renais sem causa aparente; * Dor no peito ao respirar profundamente; * Sensibilidade à luz; * Queda de cabelo.
Tratamento
O tratamento visa o controle (remissão) da doença e depende muito dos órgãos e estruturas acometidos. Corticóides e imunossupressores são os principais utilizados.
O tratamento preventivo é importante para que se previnam crises agudas da doença que podem por em risco a vida do paciente. Deve-se evitar a exposição solar, fazer uso de bloqueador solar, controle alimentar, praticar exercícios físicos, evitar aglomerações e locais susceptíveis a infecções.
O diagnóstico é feito através de exames de sangue e de urina e também de um exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear) A LES atualmente ainda não tem cura.
Bibliografia hppt.wikipedia.org/wiki/Imunossupress%C3%A3o http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/lupus/