Impacto ambientais (pesquisa)
Desde que os antepassados humanos surgiram na Terra, eles vêm transformando a natureza. Após séculos de avanços, os impactos ambientais passaram a crescer, causando um desequilíbrio em escala global.
Este trabalho mostrará como o homem interfere nos ecossistemas, e como essa interferência tem prejudicado o próprio homem.
Impacto ambiental é a alteração do meio por alguma atividade ou ação. Podem ser alterações grandes ou pequenas, positivas ou negativas.Também deve ser entendido como um desequilíbrio resultante da ação do homem durante toda sua história.
Um impacto ocorrido localmente pode ter um efeito em escala global. Por exemplo, a emissão de gás carbônico em uma região agrava o “efeito estufa”, que ocorre em escala global. Os impactos localizados, somados, acabam acarretando um efeito em escala mundial.
No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.
O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente.
Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, com isso o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do