Projeto de pesquisa - Impactos Ambientais Pós-Abertura Econômica Na Década De 90
IMPACTOS AMBIENTAIS PÓS-ABERTURA ECONÔMICA NA DÉCADA DE 90
BARBACENA, MINAS GERAIS, BRASIL.
2013
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA
Uma das principais mudanças que abriram os anos 90 no Brasil foi a abertura econômica, que trouxe o país de volta ao círculo financeiro internacional atraindo investimentos estrangeiros. Muitos consideravam que isso já deveria ter ocorrido, porém era antigo também o alerta das consequências que viriam a ser geradas como um aumento exacerbado do consumo, redução dos postos de trabalho e crise das empresas brasileiras.
Mas não foi apenas na economia e em seu entorno que esse novo cenário trouxe mudanças. Ele alterou drasticamente o setor industrial do país, fazendo com que algumas empresas nacionais fossem obrigadas a se modernizar rapidamente e consequentemente muitas não suportaram a nova concorrência, dando lugar à indústria estrangeira que se instalava em massa pelo país a fora e que em alguns casos se inicia uma degradação ambiental que antes não existia e muito mais intensa que a provocada pela indústria nacional.
Buscando uma nova forma de se estudar a abertura econômica, agora pelo ângulo ambiental e seus impactos nessa esfera, ou seja, mostrar que houve uma grande alteração devido às novas fábricas que surgiam, aos novos processos produtivos adotados e à nova forma de lidar com o meio ambiente.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Identificar e discutir os principais impactos ambientais que a abertura econômica ocorrida no início da década de 90 trouxe e continua trazendo para o setor industrial brasileiro.
2.2. Objetivos Específicos
a) Apresentar uma breve análise em relação à abertura econômica e suas justificativas;
b) Buscar relacionar o novo cenário econômico que foi instaurado com o meio ambiente;
c) Mostrar como a vinda de empresas estrangeiras em massa para o país, assim como o aumento nas importações, afetou o meio ambiente e a