Imovel
Evento vai ofertar quase 137 mil imóveis novos e usados e reunir cerca de 100 construtoras e 133 imobiliárias São Paulo, maio de 2013 - O 9ª Feirão Caixa da Casa Própria acontece em São Paulo de 3 a 5 de maio e vai oferecer quase 137 mil imóveis entre novos e usados, além de contar com cerca de 100 construtoras e 133 imobiliárias. Para quem fechar negócio no evento e adquirir o financiamento imobiliário no local, terá a vantagem de começar a pagar só em janeiro de 2014.
Apesar das facilidades, alguns cuidados precisam ser tomados porque, embora o feirão leve o nome da Caixa, a instituição não se responsabiliza por eventuais problemas na negociação ou com as condições jurídicas e físicas dos imóveis.
Para Marcelo Tapai, sócio do escritório Tapai Advogados e especialista em Direito imobiliário, o ideal é não fechar negócio no calor da situação. “Mesmo que o imóvel pareça ser perfeito, com taxas e prazos super acessíveis, vá para casa, reflita sobre o negócio e pesquise para saber se está, de fato, fazendo uma compra segura e com o melhor custo benefício”, alerta.
Em caso de imóveis na planta, pesquise o histórico da construtora consultando o CNPJ da empresa no Procon, na Prefeitura e no Cartório de Registro de Imóveis. Para imóveis usados, pesquise a matrícula e consulte oTribunal de Justiça para buscar ações ou dívidas do mutuário anterior. Levante também possíveis dívidas pendentes como IPTU e condomínio, que têm o imóvel como garantia, e a execução cai sobre o atual proprietário, que só conseguirá receber o dinheiro do vendedor se recorrer à Justiça.
“Embora o evento tenha o nome Feirão da Caixa, não é a Caixa que está vendendo os imóveis, mas sim as imobiliárias, incorporadoras e construtoras. Então os cuidados com a compra têm que ser o mesmo de outras situações,” diz Marcelo Tapai, especialista em direito imobiliário e sócio-fundador do escritório Tapai Advogados.
Comparar taxas de juros