Immanuel kant
Filósofo que sempre se baseou nas ideias iluministas. Para chegar às suas afirmações ele percorre dois caminhos: o primeiro que é a razão absoluta ( capacidade de organizar os dados de sua experiência num princípio único) e da razão aprimorada pelos membros da sociedade, esta que foi oriunda das revoluções passadas.
Em sua concepção de conhecimento, explica que este é fundamentado na experiência mas ela nao é neutra pois é necessário organizar seus dados e Kant demonstra etapas para chegar ao conhecimento. Sujeito a priori:(conhecimento puro) expressão que designa aquilo que vem antes do conhecimento e consiste assim, num pensamento dedutivo (razão organiza as ideias de experiencia de acordo com as deduções do pensamento)
Sujeito a posteriori:(conhecimento empírico) se refere à dados do sentidos, posteriores ao conhecimento. Enquanto a priori refere-se à verdade, a posteriori refere-se à justificativa de tal verdade.
Para Kant, o conhecimento a priori é necessariamente verdadeiro enquanto o conhecimento a posteriori é possivel, porém incerto. Essas distinções de conhecimento se unem às distinções de juízo analítico e sintético.
Juízo Analítico(a priori): é o juízo que se faz após uma análise intensa, quando se nega o sujeito, se nega o predicado, ou seja, explica-se o conceito mas não amplia-se o conhecimento.
Juízo Sintético( a posteriori): um juízo mais extenso pois não se pode chegar à verdade apenas com análise de hipóteses, é o juízo que enriquece nossas informações.
Juízo Sintético a priori: esta forma de julgamento amplia o conhecimento e é formulado independentemente da experiência empírica.
Immanuel Kant considera o juízo sintético a priori o mais importante de todos pois é universal e necessário, amplia nosso conhecimento e não é limitado pela