immanuel Kant
Filósofo alemão, natural de Konigsberg (então capital da Prússia Oriental, hoje Kaliningrado, na Rússia),nasceu em 1724 e faleceu em 1804. Um dos pensadores mais influentes da modernidade, notabilizou-se,entre outros, pelas suas três Críticas à Razão; pela proposta em que considerou o tempo e o espaçoapriorísticos do sujeito sensível; e pela publicação, em 1755, da obra História Geral da Natureza e Teoria do Céu, na qual apresentou a teoria nebular que tenta explicar como se terá formado o sistema solar. SegundoKant - mais tarde, em 1796, o filósofo francês Pierre Simon, marquês de Laplace, adiantaria uma hipótesesemelhante - inicialmente teria existido, em vez do atual sistema solar, uma enorme nuvem difusa, girandolentamente, formada por gás e poeira. Esta conceção, conhecida por hipótese de Kant-Laplace, acabou porconstituir o fundamento das teorias mais modernas sobre a formação do sistema solar.
John Stuart Mill
Filósofo e economista britânico, nasceu em 1806 e toda a sua formação sofreu forte influência do pai,James Mill, também ele economista. A sua vida profissional foi dedicada quase exclusivamente à East IndiaCompany, onde trabalhou cerca de 38 anos.
O ponto de partida dos estudos de J. S. Mill foram as teorias dos economistas clássicos Adam Smith, DavidRicardo e Thomas Robert Malthus, as quais aprofundou em variados aspetos e das quais no entantodiscordou noutros. Da obra de Mill em relação à economia merecem destaque os seus contributos ao nívelde temas como as economias de escala, os custos de oportunidade e as vantagens comparativas nocomércio internacional.
Mill, até pelo ponto de partida que utilizou, é considerado um defensor do liberalismo, mas numa perspetivadiferente da preconizada por Adam Smith e David Ricardo. Como tal é usual rotulá-lo de defensor dochamado liberalismo heterodoxo. A principal diferença de Mill face aos seus precursores é o facto deconsiderar como imutáveis as leis económicas referentes à produção,