Imigração
Migrações internas e internacionais
PIEDADE
2012 n°39 3ª série A
Migrações internas e internacionais
Trabalho entregue a ETEC. “DE PIEDADE”, como atividade para nota do componente curricular de Geografia em 22/03/2012.
Orientador: Prof
PIEDADE
2012
Introdução
O ser humano sempre teve a necessidade de se locomover em busca da sobrevivência, os antigos povos nômades são a prova disso, eles percorriam ao longo dos continentes a procura de locais que pudessem lhe prover condições favoráveis de vida e ali permaneciam até quase esgotar seus recursos naturais e depois partiam rumo a outro lar.
Atualmente, em pleno século XXI vemos que essa necessidade de se locomover ainda existe e a qual damos o nome de movimentos migratórios.
Migrações internas
No Brasil, o movimento migratório ocorre principalmente por motivos econômicos, a busca dos brasileiros por melhores condições de vida fica muito clara quando analisamos os fluxos migratórios.
A região Sudeste é o principal destino dos imigrantes brasileiros devido ao grande polo industrial e econômico formado nessa região, tudo isso graças ao processo de industrialização que se desenvolveu de forma bastante precoce comparada com outras regiões brasileiras.
A maioria dos imigrantes concentrados na região sudeste vem da região nordeste, o auge desse fluxo migratório ocorreu na década de 60, devido a uma grande seca que assolou a região e fez com que milhares de pessoas abandonassem suas casas na sertão nordestino por falta de alternativas agrícolas e de políticas sociais que pudessem mantê-los em condições de vida aceitáveis, então eles partiram rumo ao sudeste. Hoje muitos deles ocupam vagas de empregos em setores com a construção civil entre outras.
Outro movimento migratório muito representativo aqui no Brasil é o êxodo rural, é grande o número de pessoas deixaram as zonas rurais para tentar a sorte nas grandes cidades. As condições de vida nas áreas rurais nem sempre são as