Imigração
As diferenças de desenvolvimento entre os países também são causas de movimentos populacionais. A pobreza e o desemprego existem praticamente em todo o mundo, mais sem dúvida são maiores nos países subdesenvolvidos. Por isso, muitos de seus habitantes procuram fugir das duas situações, esperando encontrar novas oportunidades em países desenvolvidos.
O desemprego e os baixos salários são factores de natureza económica que levam os indivíduos a deixarem determinadas áreas e a dirigirem-se para outras, na tentativa de melhorarem a sua situação financeira.
As migrações no fim do século XX e inicio do século XXI
Enquanto no século XIX, em grande parte do século imigrantes de países como a Itália, França, Espanha, Alemanha, entre outros procurava uma vida melhor na América, as migrações internacionais no mundo globalizado reaizam-se dos países subdesenvolvidos para países desenvolvidos.
Os Estados Unidos e os países da União Européia são os “Paraísos” mais procurados pelos imigrantes da globalização.
Como esses países possuem leis severas para regulamentar a entrada de imigrantes, suas fronteiras são severamente vigiadas,e muitas vezes, são pontos de confrontos entre policiais e quem entra nesses territórios buscando a lei.
Ascensão da globalização
A busca incessante por melhores condições de vida e bem estar social e econômica num sistema capitalista, a imigração ressurge no cenário Internacional como opção a caminho para atingir tais objetivos para milhão de homens que migram para vários destinos – Entre eles o Brasil - contudo, agora com finalidade explicitas e diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico da contemporaneidade.
Destarte, este artigo busca apresentar os conceitos e a portes teóricos da cicia econômica que explica e criam a base de interpretação das migrações econômicas no mundo contemporâneo visando os processos de desenvolvimento sócios