Imigração ilegal no brasil
O imigrante é a pessoa que deixa seu país natal para ir a outro com a intenção de morar e trabalhar por tempo determinado ou indeterminado. Normalmente, o imigrante busca no país estrangeiro uma melhor condição de vida e de trabalho com remunerações melhores.
No Brasil, a imigração se iniciou em 1530 quando os portugueses chegaram ao país para plantarem cana-de-açúcar e se intensificou em 1818 na regência de Dom João VI por não-portugueses que vieram por causa das grandes plantações de café.
A imigração pode ser legal ou ilegal. O imigrante legal é aquele que entra num determinado com autorização para permanecer no mesmo e exercer as funções desejadas. O imigrante ilegal é aquele que entra no país de forma clandestina e permanecem no mesmo sem qualquer tipo de documentação e autorização.
O ilegal arrisca sua vida e se for pego pelas autoridades locais ele é preso e ali permanece até ser deportado ao seu país de origem. Antes de ser deportado, o ilegal passa por um processo judicial não possuindo direitos trabalhistas nem previdenciários e somente é deportado quando o governo local compre sua passagem e consiga uma vaga num vôo. Muitas vezes, o deportado não pode mais entrar no país.
O país mais visado pelos imigrantes e que mais sofre com a imigração ilegal é os Estados Unidos onde 10 dos 40 milhões de imigrantes são ilegais e o Brasil é o segundo maior grupo clandestino perdendo somente para o México.
Após os atentados de 11 de setembro em 2001, o governo dos Estados Unidos intensificou o controle de entrada estrangeira no país e em 2005 a possibilidade de ingressar e permanecer no mesmo em situação ilegal reduziu consideravelmente, pois, todos os roteiros que são feitos para adentrar no país estão sob constante vigia.
Brasil tem 600 mil imigrantes ilegais.
A maioria é formada por imigrantes vindos de países vizinhos ao Brasil.
Atualmente, o Brasil tem, pelo menos, 600 mil imigrantes ilegais, segundo estimativas do