Adm e meio ambiente
Atividade 5 - Administração e Meio Ambiente - Professor: Luciano Bispo dos Santos
Aluno: Júlio César Soares de Miranda - 6º Período - 29/05/13
De que forma o aumento da liberdade e dos direitos individuais relacionados ao consumo influencia a questão socioambiental no Brasil?
De acordo com o vivenciado até o presente momento a humanidade é a única responsável pelas catástrofes ambientais que vem acontecendo na terra, seja enxurrada, seca, granizo, chuva ácida, furacões e desmoronamento. Os efeitos da natureza aqui citados são resultados da má utilização dos recursos naturais extraídos da mesma para que sejam transformados em desejos humanos.
O alto nível de consumismo vem trazendo prejuízos à sociedade e a natureza, é da natureza que se retira os recursos e é para ela que se voltam os bens consumidos, que muitas vezes são descartados inadequadamente.
Segundo publicação do jornal on-line “G1” (14/05/2013), foi divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMS) associado a ONU, que houve um superávit histórico extremo de concentração de dióxido de carbono na atmosfera semana anterior à divulgação. Segundo a OMS, este pico pode se tornar a média anual mundial em virtude do comportamento humano. O índice atingido foi de 400 ppm (partes por milhão) que é um índice elevado de poluição e que é mesmo valor estipulado para as proximidades dos anos 2015 à 2016. Ainda segundo o mesmo jornal a última vez que o planeta registrou uma concentração de CO2 na atmosfera superior às 400 ppm foi entre 3 e 5 milhões de anos atrás, durante a era do Plioceno. A temperatura era, então, de 3 a 4 graus acima da atual.
A emissão de CO2 é oriunda da queimada de combustíveis que se encontra nas fábricas e veículos movidos a combustíveis fósseis. As fábricas produzem aquilo que lhes convém ajustadas ao mínimo de necessidade dos clientes, ou seja, o produto fabricado é resultado da percepção do marketing