imigração espanhola no brasil
Migração: Deslocamento populacional, em que as pessoas atravessam as fronteiras políticas de seus países de origem para se estabelecer no exterior.
Imigração: Movimento de entrada, permanente ou temporária, com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de um país para o outro.
Emigração: Movimento de saída de um país, permanente ou temporário, com a intenção de buscar trabalho e/ou residência em outro país.
Mapa da Espanha:
Capitulo 1: Imigração Espanhola
Tendo início na década de 1880, a imigração espanhola aconteceu devido a pobreza e o desemprego no campo. Apesar da presença desse povo em terras brasileiras desde o início da colonização do país os espanhóis estão entre os primeiro povos que imigraram para o Brasil. Fontes de Portugal já indicavam a existência de 53 migrantes galegos no Rio de Janeiro entre 1853 e 1860. A maioria se assentou nas capitais e nos centros urbanos, sendo em sua maioria indivíduos do sexo masculino, no entanto só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.
A partir dai, ocorria o desenvolvimento da tecnologia naval. Milhares de pessoas saíram da Europa em busca de melhores condições de vida nas Américas. No caso dos espanhóis, a maioria tinha como objetivo ir para suas colônias ou ex-colônias, pelos laços históricos e culturais que possuiam e, assim, os destinos mais cobiçados pelos imigrantes espanhóis eram a Argentina, o Uruguai e Cuba. Porém, alguns desses países hispânicos passaram a enfrentar problemas financeiros e deixaram de ser um destino atrativo para os imigrantes da Espanha. Os imigrantes espanhóis no Brasil vieram de diversas regiões da Espanha, principalmente da Galícia e de Andaluzia
O Brasil chamava a atenção de imigrantes principalmente pelas colheitas de café que se expandiam largamente pelo país. A riqueza gerada pela cafeicultura passou a atrair milhares de espanhóis