imigração espanhola brasil
• Quando começaram a chegar ao Brasil
A grande imigração espanhola só começou em fins do século XIX, devido ao agravamento dos problemas socioeconômicos na Espanha.
A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Durante a União Ibérica, muitos espanhóis se estabeleceram no Brasil, particularmente em São Paulo. Como consequência, um grande número de brasileiros descende desses pioneiros, já que as famílias espanholas em questão participaram do fenômeno dos bandeirantes.
Porém, só se pode falar de uma efetiva imigração organizada de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.
A imigração espanhola no Brasil é quase sempre ignorada ou tratada com obscuridade pela historiografia brasileira. De maneira geral, quando se fala em imigração no Brasil, destaca-se a imigração italiana, enquanto outros grupos de imigrantes, como os espanhóis, são tratados de forma pouco aprofundada. Porém, no contexto da imigração no Brasil, os espanhóis figuravam como o terceiro maior contingente de imigrantes recebidos pelo Brasil, perdendo apenas para os italianos e os portugueses, e bem a frente dos alemães e japoneses. No estado de São Paulo, durante o período da grande imigração, os espanhóis superaram numericamente inclusive os próprios portugueses, ficando atrás apenas dos italianos. Apesar da enorme importância numérica, alguns historiadores salientam que os espanhóis são um grupo "invisível" ou "oculto" para a historiografia brasileira. A historiadora Marília Dalva Klaumann Cánovas acredita que a inexistência, a fragmentação e a dispersão das fontes e da documentação são alguns dos fatores responsáveis pela ausência de trabalhos sobre o imigrante espanhol no Brasil.
• Onde se fixaram
Depois dos portugueses e italianos, é o terceiro maior contingente imigratório do Brasil. Fixando-se principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, iniciaram