responsabilidade social empresarial
O comprometimento das organizações em adotar instrumentos gerencias sob a busca da responsabilidade social sob a ótica da sustentabilidade . Como forma de tornar a organização sustentável, a internacionalização de práticas de responsabilidade social pode ser realizado com cada organização entende ser mais conveniente de acordo com o suporte produz o que oferece e atividades que realiza, as partes interessadas.
Portanto o sucesso para o desenvolvimento sustentável da organização depende do efetivo compromisso da alto administração.
Responsabilidade social é o termo usado para descrever o contrato, falado ou não, que uma corporação tem com o mundo. Empresas devem observar as regras específicas de seus investidores, clientes e sociedade. Algumas destas responsabilidades são definidas por lei, outras são praticadas de boa fé como cidadãs globais. As corporações devem trabalhar de maneira a cumprirem cada uma destas responsabilidades.
A idéia por trás da responsabilidade social corporativa é que as empresas têm múltiplas responsabilidades para manter. Estas responsabilidades podem ser organizadas em uma pirâmide, com responsabilidades básicas mais próximas ao fundo. Como uma empresa atende de nível inferior responsabilidades que obrigam aos acionistas e da lei, ele pode passar para as responsabilidades de nível superior que beneficiem a sociedade.
Responsabilidade do tipo econômica
A responsabilidade econômica é o pressuposto primário das organizações comerciais e como bem explica Carroll (1991), todas as demais responsabilidades são decorrentes desta categoria, que em dado momento no tempo modificou a idéia de maximização para obtenção de lucros máximos. Assim, essa dimensão é composta pelas determinantes: produzir bens e serviços de forma eficiente e maximizar lucros, que estão presente nos modelos de Carroll (1979) e Wartick e cocharan (1985), e foram acrescidas de outras