Bell Époque
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.
As construções realizadas durante o período colonial, hoje, abrigam museus, restaurantes, praças, prédios e igrejas que oferecem uma gama de pontos turísticos à cidade, além de promover passeios agradáveis que apresentam diversas oportunidades de se conhecer a realidade histórica da Amazônia.
Luxo e glamour - Na Era da Borracha ou Ciclo da Borracha, Belém vivenciou na Belle Époque momentos de luxo e glamour. A capital paraense, na época, era considerada uma das cidades brasileiras de maior desenvolvimento e umas das mais prósperas do mundo, pois possuía uma posição estratégica, no litoral, e sediava um grande número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições. “A importância de passear pelas ruas e centros históricos de Belém, é dada pela possibilidade da população valorizar e reconhecer o nosso patrimônio cultural, natural, material e imaterial. Assim como