Imigrantes coreanos no brasil
2) e na região do ABCD, em Campinas, Santos, e também nas outras capitais brasileiras como Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, etc
3) A vida comunitária associada com as atividades religiosas (principalmente evangélicas), industriais e comerciais resultou na criação de várias associações coreanas de cunho religioso, cultural, esportivo ou representativo. Entre elas, destacam-se a Associação Brasileira dos Coreanos, entidade civil representativa da comunidade coreana no Brasil; a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coréia; a Associação Brasileira dos Desportistas Coreanos; além de várias igrejas protestantes, uma igreja católica e um templo budista.
4) Os primeiros imigrantes coreanos que chegaram em São Paulo no início dos anos 60 se instalaram na Baixada do Glicério. Ali moraram e abriram seus negócios. Com o passar do tempo, a comunidade começou a mudar seu comércio para o Brás e o bairro preferido dos coreanos para morar passou a ser a Aclimação.
5) Os imigrantes coreanos trouxeram para o Brasil as suas artes marciais, o taekondô e o hapkidô. Atualmente, o taekondô é bastante popular no Brasil.
TAEKONDÔ
Esta arte marcial foi criada há dois mil anos na península onde hoje estão a Coréia do Sul e a Coréia do Norte.
Chineses
1)A imigração chinesa no Brasil teve início em 1810, quando Portugal organizava em sua colônia de Macau a vinda dos primeiros chineses para o país. Depois, eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo e para trabalhar na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. A primeira entrada oficial de chineses em São Paulo ocorreu em 15 de agosto de 1900. O grupo era formado por 107 pessoas que, viajando no vapor Malange, procedente de Lisboa,