Grupos de imigrantes
Quando os imigrantes vieram par ao Brasil, foi em busca de melhorias tanto no mercado de trabalho quanto em benefício de sobrevivência, muitos plantavam cana - de - açúcar, ou tinham algumas fontes de renda como por exemplo lotes.
Os portugueses influenciaram bastante a nossa cultura, não só na linguagem mas também em uma sociedade que estava a surgir, também influenciou na religião e no folclore e na gastronomia.
Os imigrantes tiveram uma participação fundamental na economia. Os africanos escravos eram obrigados a cuidar de fazendas com grandes plantações como café, algodão e até mesmo minérios, assim fazendo uma lucratividade satisfatória.
O RJ foi o primeiro estado brasileiro a receber imigrantes alemães quando rumaram para a colônia suíça de Nova Friburgo. Eles exerceram maior influência na atual cidade de Petrópolis.
Lei de Cotas
A Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto de 2012, garante a reserva de 50% das matrículas efetuadas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, para alunos oriundos integralmente do ensino médio público e para cursos regulares ou da educação de jovens e adultos e os outros 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.
Aquelas vagas reservadas para as cotas são subdivididas entre metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado. (De acordo com o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Existe também As cotas raciais que são reservadas para um certo tanto de vagas para aquele tanto de pessoas que são classificados por "raça" ou etnia na maioria das vezes, negros e indígenas, essas cotas valem tanto para